segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto de inglês - o que será?

O que será?

Esta é uma musica muito velha, em que as palavras são uma mistura de inglês e espanhol. Ela diz:

Que será, será!

O que será, será!

O futuro não é pra nós vermos,

Que será será!

O que será, será

Pode parecer uma saída confortável para uma pessoa jovem, deixar essa decisão nas mãos do destino. Isso pode ter dado certo no passado. Mas não nos dias de hoje.

Uma das decisões mais difíceis que um jovem responsável tem que encarar é a escolha da profissão. Existem tantas ocupações e algumas delas parecem inalcançáveis que um adolescente se sente totalmente perdido.

Ninguém pode decidir por ele ou ela. E ninguém deveria, em respeito a auto determinação do jovem. Nem pais, nem instituições e nem o governo está livre pra decidir em tal assunto. Porém, professores, pais, psicólogos e escritores têm tentados ajudar os indecisos com conselhos, exemplos e leituras.

Escolhendo uma profissão acadêmica entre tantas outras opções é como a cena de um garoto na frente de uma vitrine onde há centenas de brinquedos ótimos. O garoto deve escolher apenas um deles e voltar pra casa com a sensação de deixar pra trás noventa e nove desejos que não deveria ter deixado. Se ele pudesse, ele com certeza levaria todos. Agora, suponha que esses brinquedos sejam profissões.

Como você pode fazer uma escolha boa e lucrativa? Aqui estão algumas dicas:

Em primeiro lugar, você deve analisar o campo de conhecimento que mais te agrada: as ciências exatas, as ciências biológicas ou as ciências sociais.

Depois de fazer essa escolha, faça o mesmo com as profissões que estão ligadas a isso. Metade do trabalho feito. A outra metade é só informação. Procure pessoas que estão estudando isso, pessoas que já estão graduadas e até pessoas que se retiraram da área que você deseja começar a estudar. Dificilmente alguém se recusa a comentar suas profissões. Ouça-os atentamente. Analise os prós e os contras, e faça uma decisão.

É desagradável ouvir as pessoas dizerem, “Eu poderia ter estudados outra coisa; Eu deveria ter pensado melhor”. Algumas pessoas, com certeza, fizeram decisões ruins antes de ir pra universidade.

Você pode seguir qualquer caminho que quiser. Desde que você faça o que você realmente gosta com dedicação, coragem e sinceridade.

Obs.: Galera, vamos usar esse texto pra estudar, nada de usar na hora da prova, vamos fazer tudo certin pro blog continuar \o
Vlw

Nenhum comentário: